domingo, 9 de outubro de 2011

Projeto a que o Blog se refere

O blog terá como objetivo favorecer um espaço de discussões relacionadas aos diversos temas sobre educação, tendo sempre a contribuição das diversas àreas seja no campo religioso, filosófico,cultural,científico,político, social, etc. . Também buscaremos aprofundar nossas discussões teorizando e apresentando como se constrói as relações entre os diversos segmentos da sociedade e no mundo ,considerando pricipalmente a relação de poder entre esses segmentos sociais e sempre numa perspectiva de se tentar desconstruir valores impostos pelo sistema capitalista.   Além da abertura de um espaço de discussão e contribuindo na construção de saberes, tentaremos mostrar aqui inovações que surgirem e sua importância no processo ensino aprendizagem ,seja em relação a Proposta Pedagógica ,Formação de Professores, Estratégias de ação no processo, Currículo, Regimento Interno Escolar, Plano de Aula ,Plano de Gestão Democrático e Participativo,Projetos Educacionais ,Resoluções ,Construção do Projeto Político Pedagógico ,Conselhos Escolares e demais Colegiados como Meio de Efetivação da Gestão Democrática ,  Políticas Educacionais ,Estudos e reflexão sobre os diversos textos que aqui forem postados .



Sujeito Autonômo 

Freire na obra Medo e ousadia (1987, p. 62s) fala de uma necessária iluminação sobre a realidade que deve ser feita em conjunto por professor e aluno para desocultar a obscuridade da realidade. Usa, portanto, a grande metáfora do iluminismo, que inclusive deu nome ao movimento filosófico da época de Kant. Mas na afirmação de Freire fica claro que o que promove a iluminação, e também o que promove a autonomia, não é a razão com seus atributos transcendentais a priori, como em Kant, e sim a ação e reflexão dialética sobre o mundo.Um educador que trabalhe os conteúdos dentro de uma proposta de açãoe reflexão constante,ou seja, teorizar e vivenciar cada momento construido em sala de aula ou em qualquer outro lugar que possa estar acontecendo as relações entre pessoas.  Kant possui um pensamento genuinamente moderno que, como tal, está incluso no que é chamado de filosofia do sujeito, ou seja, seu princípio é a subjetividade. Vincenti (1994, p. 7) faz uma explicação etimológica da palavra sujeito. A etimologia latina sub-jectum significa estar submetido, como por exemplo, um súdito estar submetido a um monarca. Mas o significado que esse termo possui na filosofia moderna "adota o contrapé dessa significação" (idem), e em vez de uma subordinação, passividade, acentua o seu elemento ativo, a atividade de sustentação. "O sujeito torna-se, então, aquele que se sustenta ele mesmo na existência. Existir como sujeito significa, assim, que não preciso referir-me a um outro ser, a uma outra existência para definir-me, para compreender-me, para justificar o que eu sou" (ibid, p. 8). Só é verdadeiramente eu mesmo o que em mim depender de mim, só sou autônomo se me guiar por minha razão, nesse sentido, autonomia está vinculada com autenticidade. Vincenti (ibid, p. 10) propõe que é com o sujeito kantiano que a primeira real filosofia do sujeito se impõe, há o surgimento de uma responsabilidade plena e total do sujeito, não apenas em relação ao conhecimento, mas também em relação ao mundo.Defendemos que o pensamento freireano possui como pressuposto a concepção de sujeito formulado por Kant, na medida em que ambos pensam o homem como sujeito que pela sua liberdade constrói o mundo e a si. Nos textos de Freire perpassa a idéia de que a educação deve tornar o educando sujeito, assim ele será autônomo. Mas, a diferença em relação a Kant é que ele aborda o sujeito considerando seu caráter essencialmente dialógico, a intersubjetividade possui papel estruturante.
Personagens inspirado





     Platão
                                                


                                                                    Cristo Jesus
 

 
Doutrina Espírita : A negação da Filosofia Materialista.



Emanuel    -------------  Chico Xavier.




  .
Hippólyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec): O Codificador da Doutrina Espírita.Discipulo de Pestalozzi e Grande Pedagogo na França.                                                                     



                             

  Entre os pensadores marxistas, Gramsci foi talvez o que mais  se interessou pela religião, mais precisamente pelo catolicismo como uma das  ideologias mais poderosas da história mundo ocidental, assim como aquele que mais procurou entender o seu papel na cultura religiosas das massas populares. O cristianismo é visto por ele como uma
força revolucionária.




   

"O homem é o Lobo do Homem"(Thomas Hobbes)

Decroly

O Dr. Karl Marx talvez seja conhecido na América sobretudo por sua dupla qualidade de autor de O Capital e de fundador da Internacional, ou, pelo menos, como um de seus principais sustentáculos.

Nietzsche."O Evangelho Morreu Na Cruz"É apenas um equívoco do mesmo.





"O Pensador"

"Não é no silêncio que os homens se fazem ,mas na palavra ,no trabalho,na ação -reflaxão. Paulo Freire.


Greves
Não surte efeito  contra o sistema capitalista. Pelo menos para os Educadores não.Temos que criar outras estratégias contra o sistema. Qual? Buscar leituras críticas como forma de desconstruir o que está aí. Onde? Nos cursos de formação dessas universidades que se dizem ser de qualidade, ou na própria educação não formal. Tentar pelo menos envolver a sociedade ou comunidade nessas leituiras. Porque  não no ensino fundamental  ou médio .

Pra Refletir:
 Ser crítico é participar das greves? Porquê os professores críticos não fazem seus alunos  críticos e sim uma geração  de alienados?

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