quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Relatório analítico e crítico dos movimentos sociais, culturais e artístico que acontecem dentro da escola.

           Fazer um comentário analítico e crítico em relação aos movimentos sociais e artístico que acontecem dentro da unidade de ensino, consiste primeiramente em focar exatamente algumas dessas atividades, que são por sinal, contempladas em dois momentos, sendo o primeiro, no programa Mais Educação e que, embora tenha surgido na sua origem já como excludente, pelo menos os alunos que estão tendo acesso, estão apresentando resultados satisfatórios em seus desempenhos no processo ensino aprendizagem. No segundo momento consistirá exatamente em analisar os movimentos que acontecem no espaço escolar, mas que não tem um acompanhamento sistemático como no primeiro, embora tenhamos a certeza que se torna importante no processo, pois vários são nossos alunos que participam dessas atividades.  Como havíamos narrado, o programa Mais Educação possibilita que uma parte de nossos alunos, (Apenas uma parte), participe das atividades de canto, banda fanfarra, (instrumentos de percussão e sopro), teatro, flauta, letramento e hortaliças. Atualmente temos em torno de 35 alunos participando da atividade de música que permitem todos eles a aprender a tocar os instrumentos, momento em que, sentimos que há o envolvimento não somente dos próprios alunos, mas de seus responsáveis.
          Já em relação à flauta há outro grupo que está participando ativamente e que demonstram que são capazes de utilizar significativamente estes recursos musicais. Hoje, quase sempre em nossas reuniões de pais ou responsáveis estamos realizando apresentações com os referidos alunos. Outra atividade que consideramos também importante é a capoeira. Nesses momentos temos mais de 40 alunos participando e que a cada dia estão demonstrando interesse não só na atividade realizada, mas também nos fazeres em sala de aula. Nessa atividade, não só nossos alunos participam, mas também outros jovens e adolescentes da comunidade estão tendo acesso ao programa.
        Temos também um professor de artes que participa ativamente com outro determinado número de alunos e que sentimos que avanços estão ocorrendo em relação as suas aprendizagens. Infelizmente tivemos que parar temporariamente sobre as atividades de horta, pois alguns insetos comeram chegando a destruir tudo o que foi plantado. Chamamos um especialista e as providências foram tomadas.  Noventa dias foi o tempo determinado para reiniciar os trabalhos. Mesmo assim foi muito gratificante, pois nossos alunos colhiam os legumes e verduras para serem preparados em sua merenda escolar. Outra atividade que tivemos que parar em virtude da falta de luz quase que diariamente e devido à violência na comunidade foi à implantação da feirinha artesanal. Acontecia na parte da noite aos sábados. Mesmo tendo a presença da polícia ou guarda municipal ainda não acontecia com freqüência à presença desses profissionais da segurança pública.  Pais e responsáveis traziam seus produtos artesanais para o espaço da escola(Quadra Coberta) e vendiam aos presentes.  Meus amigos estudantes de curso e professores , embora as atividades do programa Mais Educação estejam trazendo mudanças de comportamentos por parte de nossos alunos ,ainda falta e muito para ser feito ,principalmente no sentido de atender e permitir que todos sem exceção possa participar desses movimentos que consideramos mais do que importante para nossa comunidade escolar.  Infelizmente temos ouvido questionamentos de professores e alunos que desejariam participar dessas atividades, mas que ainda não se tem uma estrutura satisfatória para que se possa estender a todos. Uma estratégia que estamos tentando colocar em prática é em realizar atividades de dança e folclore tendo como parceiros jovens voluntários da comunidade. Dentro dessa proposta temos cedido nossas instalações e que alguns de nossos alunos também estão participando.  Embora não possamos acompanhar sistematicamente, achamos importante, pois são vários grupos de dança e atividades esportivas. Na parte da dança temos o hip hop, forró, capoeira. Na atividade esportiva temos: Salão feminino e masculino. Há também encontros com grupos da comunidade que discutem várias temáticas, principalmente as que envolvem os problemas de seus bairros. Nessas atividades percebemos a participação de alguns pais, mas que consiste apenas numa pequenina fração. Outro aspecto que achamos importante é que, infelizmente temos discutido muito sobre o tempo pedagógico, pois inserir todas essas atividades de forma que possamos organizar e planejar dentro de uma proposta que possa favorecer o seu acontecer verdadeiramente. Infelizmente sentimos que uma das maiores dificuldades é exatamente saber organizar esse tempo. Mesmo assim estamos sentindo que avançamos e muito e dentro dessa avaliação estamos notando uma maior presença dos pais /ou seus responsáveis em nossa escola. Percebemos também que há uma maior procura pela escola e que segundo esses pais relatam que muito bem se tem falado em relação ao compromisso de todos que compõe a referida unidade de ensino. Ressalto ainda que mesmo com tanto esforço de todos que fazem a referida unidade de ensino, sentimos e muito com o descaso por parte dos sistemas de ensino que muito poderia fazer no sentido de propiciar esses momentos tão importantes para a construção de saberes críticos e renovadores.  Mesmo assim não podemos parar; vejo que realmente toda mudança só acontecerá se arregaçarmos as mangas (nos profissionais de educação da própria escola) e lutarmos contra todas as barreiras que possam surgir. Principalmente as barreira imposta pelo sistema dominante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário